Painel_Vocacao2.png
FAÇA PARTE DE NOSSA FAMÍLIA
logo grande.png

Ação pastoral da Igreja no Brasil ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão de continuar a ação de Jesus Cristo junto a diferentes grupos e realidades. (CNBB)

CPP.png

CONSELHO PASTORAL

FAÇA SUA DOAÇÃO

O CPP Conselho Pastoral Paroquial. É o novo jeito de ser Igreja-família, Igreja-participação, Igreja-comunidade, Igreja-povo. Os batizados têm carismas ou dons, para serem postos a serviço da comunidade. O CPP é a expressão da organização da Igreja, que pretende ser mais participativa e comunitária.

Pessoa Idosa.png

PASTORAL DA PESSOA IDOSA

SEJA VOLUNTÁRIO

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades.

Pastoral da Criança.png

PASTORAL DA CRIANÇA

SAIBA COMO AJUDAR

A Pastoral da Criança promove o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

Pascom.png

PASCOM

FAÇA SUA DOAÇÃO

O trabalho que a Pastoral desenvolve engloba a comunicação entre Pastorais e Movimentos e a comunicação destes com a Comunidade, de forma a integrar as pastorais, os movimentos, os fiéis e o clero, procurando levar todos a anunciarem as mesmas palavras de amor que Jesus nos anunciou.

Apostolado da Oracao.png

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

SEJA VOLUNTÁRIO

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

Pastoral da Familiar.png

PASTORAL FAMILIAR

SAIBA COMO AJUDAR

É a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias na convivência interna e com a sociedade. Também se destina à formação da pessoa humana independente de sua situação familiar, com o propósito de promover a sua inclusão e resgatar seus valores e sua dignidade.

CAEP.png

CAEP

FAÇA SUA DOAÇÃO

O CAEP tem por função assessorar o Pároco na administração dos bens materiais da paróquia, levando em conta as prioridades definidas quanto à administração e à pastoral, promovendo a participação da comunidade da paróquia, especialmente quanto ao desenvolvimento material, enaltecendo a partilha comunitária.

Dizimo.png

PASTORAL DO DÍZIMO

SEJA VOLUNTÁRIO

A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.

RCC.png

GRUPO DE ORAÇÃO

RCC

SAIBA COMO AJUDAR

O Grupo de Oração da RCC é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc., que cultiva a oração, a partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo.

Juvenil.png

PASTORAL JUVENIL

FAÇA SUA DOAÇÃO

A Pastoral Juvenil, também conhecida como Setor Juventude, é a organização juvenil que privilegia e incentiva a formação e acompanhamento de grupos de jovens e adolescentes de toda a diocese.

Vocacional.png

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

SEJA VOLUNTÁRIO

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) é um trabalho pastoral que visa despertar as pessoas para a vocação humana, cristã e eclesial. As pessoas que trabalham no SAV tem como missão: acolher as juventudes que desejam aprofundar a vocação à Vida Laical, Religiosa e Sacerdotal, ou seja orientar a sua Vocação.

Social.png

PASTORAL SOCIAL

SAIBA COMO AJUDAR

A Pastoral Social é um movimento paro-eclesial da Igreja Católica que atende às necessidades de pessoas carentes, como doações de roupas, alimentos e palavras de apoio, realizando visitas nas casas destes. Realizadora de Palestras educativas e espirituais, faz com que aos poucos a dignidade seja devolvida ao ser.

Batismo.png

BATISMO

FAÇA SUA DOAÇÃO

Capelinhas.png

CAPELINHAS

SEJA VOLUNTÁRIO

Catequese Infantil.png

CATEQUESE INFANTIL E ADOLESCENTE

SAIBA COMO AJUDAR

A Pastoral do Batismo é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a comunidade paroquial oferece aos pais e padrinhos na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos.

A Pastoral das Capelinhas é o Movimento de devoção a Nossa Senhora, que visita as famílias de nossa comunidade. Juntos rezamos pelas vocações, famílias, agradecimentos e por todas as necessidades.

A missão da Catequese Infantil é preparar os pequeninos para a vida eucarística, os despertando dentro da fé e nutrindo um profundo amor a Jesus, à sua Palavra e à sua Igreja, sempre cultivando, nas crianças, a alegria pela vida em comunidade.

RICA.png

CATEQUESE ADULTOS

RICA

FAÇA SUA DOAÇÃO

 O RICA – Rito da Iniciação Cristã de Adultos – é o rito destinado à iniciação de adultos na vida cristã. Ele compreende tanto o tempo quanto as etapas e celebrações cujo objetivo é a recepção dos Sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Entretanto, esses não são ponto de chegada mas, de partida para uma vivencia da fé e da vida cristã.

Modelo.png

COMIPA

SEJA VOLUNTÁRIO

Conselho Missionário Paroquial – Tem a função de avaliar o andamento da Pastoral Paroquial para verificar como as ações de cada grupo está sintonizada com o Espírito Missionário. Mas, não é qualquer missão. É a missão da Trindade. Toda a ação da Igreja, pois, é envolvida pelo espírito da missão da Santíssima Trindade.

Modelo.png

COROINHAS

SAIBA COMO AJUDAR

É um incentivo para que desde pequenos abracem a missão na Comunidade. Eles estão a serviço da Igreja, do Altar e da Liturgia nas suas várias dimensões: servir o altar, entregar folhetos às pessoas na Celebração, ajudar na acolhida da Comunidade nas Celebrações, etc...

Modelo.png

PASTORAL JOSEFINA

FAÇA SUA DOAÇÃO

A Patoral Josefina é o conglomerado das atividades realizadas nos âmbitos pedagógico, administrativo e pastoral para promover e celebrar o dia de São José, baluarte da espiritualidade da Congregação Oblatos de São José, mantenedora da Faculdade Padre João Bagozzi. Tem como objetivo promover a espiritualidade josefina por meio de atividades pastorais que destacam a figura de São José e os valores relacionados a ele na Instituição.

Reflexao.png

GRUPO DE REFLEXÃO

SEJA VOLUNTÁRIO

Tem como objetivo analisar e propor caminhos para a vida pastoral da diocese. Não é órgão de decisão.

Compete ainda ao Grupo de Reflexão o acompanhamento da execução do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, aprovado pela Assembleia Diocesana.

Liturgica.png

PASTORAL LITÚRGICA

SAIBA COMO AJUDAR

A Pastoral Litúrgica tem a função de organizar a vida litúrgica da comunidade. A Liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda sua força.

O objetivo da pastoral é animar a vida litúrgica nas paróquias  para que a comunidade celebre com alegria o mistério da salvação ao longo do ano litúrgico da Igreja.

Modelo.png

GRUPO DE ADOLESCENTES

FAÇA SUA DOAÇÃO

A Pastoral do Adolescente é um serviço da Igreja Católica Apostólica Romana, para evangelização de adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos e onze meses, despertando-os para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo.

O propósito é desenvolver com os adolescentes um trabalho de formação integral, em todas as dimensões: afetiva, social, espiritual, política e técnica, levando-os ao comprometimento participativo com as atividades da Igreja e da Comunidade.

Modelo.png

PASTORAL DA JUVENTUDE

SEJA VOLUNTÁRIO

A Pastoral da Juventude é ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização, assumindo-se evangelizadores de outros jovens. Atuando na comunidade e na sociedade.

MCC.png

MCC

MOVIMENTO DE CASAIS

SAIBA COMO AJUDAR

O Movimento de Casais com Cristo – MCC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

Mesc´s.png

MESC´S

FAÇA SUA DOAÇÃO

O MESC é um ministério, no qual, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão recebe a permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Cada membro é indicado pelo pároco. A principal função do ministro ou ministra é levar a Sagrada Comunhão para aqueles que estão impedidos de ir à igreja, por motivos de saúde.

Ministro_Palavra.png

MINISTROS DA

PALAVRA

SEJA VOLUNTÁRIO

Os Ministros da Palavra são homens e mulheres generosas que coordenam celebrações da Palavra em lugar da celebração Eucarística, que se colocam a serviço do povo dirigindo a oração comunitária. Convém que dela participem crianças, jovens, homens e mulheres.

Música.png

MINISTÉRIO DA

MÚSICA

SAIBA COMO AJUDAR

O ministério de música é um serviço cujo engajamento precisa de uma profunda consciência do que se assume, o que deve ser comum aos demais serviços da Igreja.  Num primeiro momento, a definição do próprio nome já implica uma certeza de que aí há uma vivência de um serviço e não de status. A palavra ministério, por si só, já fala do sentido do que se pretende na condição de batizado.

Oficina.png

OFICINA DA ORAÇÃO

FAÇA SUA DOAÇÃO

A Oficina de Oração e Vida introduz o participante (oficinista), de modo progressivo, em uma vida de oração muitas vezes desconhecida por ele, mas que o auxilia a conhecer melhor a si mesmo, o próprio Deus, e também os outros que estão ao seu redor.

Escuta.png

SERVIÇO DA ESCUTA

SEJA VOLUNTÁRIO

A Escuta Pastoral consiste em disponibilizar à comunidade acadêmica um espaço de escuta e acolhida individual, gratuita e sigilosa. Tornar a sala da pastoral e a capela espaços conhecidos por todos, locais de “encontro” e de livre trânsito, “oásis” de compreensão e aceitação.

Terço1.png

TERÇO DOS HOMENS

SAIBA COMO AJUDAR

O Terço dos Homens é a
Manifestação de devoção e fé através da oração dos homens, buscando o bem das famílias, dos doentes e de todos aqueles que estão necessitando.
Proteção de Nossa Senhora e São José para condução das famílias dos tercistas e para aproximar mais pessoas da oração e de Deus.

EJC.png

EJC

FAÇA SUA DOAÇÃO

O EJC - Encontro de Jovens com Cristo, é uma vertente do ECC criado pela Igreja Católica, que apresenta de forma dinâmica e profunda, Jesus Cristo fonte de toda Vida à Jovens de 16 à 35 anos. Participam estes de um Kerigma -  (Primeiro Anúncio) e a Missão é implantar a semente do Evangelho para que apaixonados por Cristo e Sua Igreja participem da Vida Eclesial de forma madura e Santa.

Saúde.png

PASTORAL DA SAÚDE

SEJA VOLUNTÁRIO

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante.

Acolhida.png

PASTORAL DA ACOLHIDA

SAIBA COMO AJUDAR

A Pastoral da Acolhida é um serviço da Igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia ou na diocese, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de Comunhão e Participação. Acolher bem é evangelizar.